O papel dos ácidos graxos ômega-3 na saúde cardiovascular e cerebral


 


A gente sempre ouviu que comer a pele do salmão era benéfico porque tem bastante ômega-3. Mas você sabe o que, de fato, ele faz no seu corpo? Dentre outros auxílios, o amparo dado à saúde cardiovascular e cerebral se destaca e será ele o tema do texto a seguir.


 


O que são os ácidos graxos ômega 3?  


 


Os ácidos graxos ômega-3, também conhecidos como ácidos graxos n-3 ou ácidos graxos ω-3, são uma categoria de ácidos graxos com uma característica ligação dupla entre o terceiro e o quarto carbono a partir da extremidade metílica da cadeia (a outra ponta da cadeia, oposta à carboxila). 


 


Eles são uma subdivisão dos ácidos graxos poliinsaturados, caracterizados por terem mais de uma ligação dupla na cadeia de carbono, em oposição aos ácidos graxos monoinsaturados, que têm apenas uma. Em essência, todos os ácidos graxos com essa ligação dupla no terceiro carbono a partir do final da cadeia são considerados ômega-3.


 


No coração:


 


Os ácidos graxos ômega-3, como o EPA e o DHA, são incorporados em triglicerídeos e liberados na corrente sanguínea, contribuindo para reduzir processos inflamatórios da aterosclerose. Estudos mostram que podem diminuir estímulos pró-inflamatórios e promover a resolução da inflamação. 


 


Além disso, oferecem benefícios como melhorar a eficiência cardíaca, reduzir a demanda de oxigênio e controlar a frequência cardíaca, diminuindo o risco de arritmias. 


 


O ômega-3 também reduz o colesterol LDL e os triglicerídeos em 25-30%, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias e melhorando sua permeabilidade, o que evita eventos como infartos, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.


 


No cérebro:


 


A estrutura e funcionamento das membranas neuronais dependem da composição lipídica, com o colesterol reduzindo sua fluidez e os ácidos graxos poliinsaturados aumentando-a. A falta de ômega-3 pode afetar a aprendizagem e memória. 


 


O ácido docosahexaenóico (DHA) influencia diversas propriedades cerebrais e seu declínio com a idade, devido ao estresse oxidativo, está associado a doenças neurodegenerativas. A suplementação de ômega-3/ômega-6 pode melhorar a composição da membrana neuronal, reduzindo o colesterol e aumentando os PUFA. 


 


Além disso, o ômega-3 beneficia as funções cerebrais, ajudando na prevenção e tratamento da depressão ao aumentar substâncias como serotonina, dopamina e noradrenalina.


 


Importante ressaltar que antes de tomar qualquer suplemento é importante consultar com um médico especialista na área e um nutricionista.


 

Compartilhe nas Redes

Outras postagens

O ZMA: a combinação poderosa de Zinco, Magnésio e Vitamina B6!

O ZMA: a combinação poderosa de Zinco, Magnésio e Vitamina B6!

Lançamentos

Você já ouviu falar do ZMA? Esse suplemento nutricional é composto por três nutrientes essenciais: Zinco, Magnésio e Vitamina B6. Cada um desses elementos desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso corpo e oferece uma série de benefícios para a nossa saúde.

leia mais icone
Chás no inverno: uma tradição que aquece o corpo e a alma

Chás no inverno: uma tradição que aquece o corpo e a alma

Lançamentos

Com a chegada do inverno, é comum buscarmos maneiras de nos aquecer e nos reconfortar. Nesse cenário, os chás surgem como verdadeiros aliados, proporcionando não apenas uma bebida quente e saborosa, mas também uma série de benefícios para a saúde.

leia mais icone
Como os suplementos afetam o organismo

Como os suplementos afetam o organismo

Lançamentos

Os suplementos podem desempenhar um papel significativo no suporte à saúde e bem-estar, fornecendo nutrientes essenciais que podem ser difíceis de obter apenas através da alimentação. No entanto, é importante entender como esses suplementos podem afetar o organismo e como utilizá-los de forma adequada para maximizar seus benefícios.

leia mais icone
Por que o ácido hialurônico faz bem para a pele

Por que o ácido hialurônico faz bem para a pele

Lançamentos

O ácido hialurônico é amplamente elogiado por suas propriedades de hidratação e retenção de umidade. Ele ocorre naturalmente em nossa pele, articulações e olhos,

leia mais icone

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@duom.com.br